Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Aforismos e Considerações para um melhor julgamento de qualquer Questão Horária de William Lilly




1. Ver se a questão é radical, ou capaz de ser julgada; o que ocorre quando o regente do ascendente e da hora são da mesma natureza ou triplicidade.

2. Não confiar no julgamento se os primeiros ou os últimos graus do signo estão a ascender: se ascendem poucos graus, o assunto ainda não está maduro para julgamento; se ascendem os últimos graus, o assunto da questão já aconteceu e é provável que o querente já se tenha ocupado com outros, ou desespere de qualquer sucesso; contudo, os céus recomendam que não se interfira nisso de momento.

3. A posição de Saturno ou Marte na décima, estando peregrinos ou desafortunados, ou o Nodo Sul nessa casa, o artista raramente recebe crédito por essa questão.

4. Não julgar sobre qualquer impulso sem importância, ou sem a premeditação do querente, nem sobre questões insignificantes ou triviais, ou quando o querente não sabe o que questionar.

5. Dar especial atenção à força ou debilidade da Lua, e é muito melhor que seja o regente do ascendente a estar desafortunado do que ela, pois ela traz-nos a força e virtude de todos os outros planetas, e de um planeta para o outro.

6. Observar a condição de Saturno em todas as questões, ele é naturalmente maléfico pelo seu excesso de frio; Marte é de uma influência maléfica devido ao seu excessivo calor; na verdade, nenhum deles é frio ou seco, mas significam-no muito na sua virtude e operação, e portanto, em todas as questões demonstram lentidão e detrimento na questão, a menos que a Lua e eles mesmos se recebam mutuamente na significação.

7. Ver a condição de Júpiter e Vénus, os quais são naturalmente fortunas e temperados, e nunca significam qualquer malícia, a menos que por acidente: quando eles são significadores sem recepção, apressam o assunto, mas realizam melhor o assunto em questão quando se aplicam por trígono ou sextil, e finalizam-no quando estão em dignidades essenciais.

8. Em todas as questões onde as fortunas são significadores, esperar satisfação; mas se são infortunas, então tema o pior e tome as medidas respectivas.

9. Geralmente considere o estado da Lua, pois se ela estiver vazia de curso, não há grandes esperanças que a questão proposta se efective; contudo, se ela estiver em Caranguejo, Touro, Sagitário ou Peixes, o receio pode ser menor, pois nestes casos não está tão impedida por estar vazia de curso.

10. Ver de que planeta a Lua se está a separar, esse planeta mostra o que já foi feito: se for de uma fortuna, é bom; se de um maléfico, é mau; de acordo com a natureza da casa, etc.

11. A aplicação da Lua mostra a condição presente da coisa demandada, viz. a sua aplicação por um bom aspecto, e numa boa casa, a um bom planeta, declara as grandes esperanças da coisa pretendida.

12. A aplicação da Lua a um planeta na sua queda significa angústia, complicações e atrasos na coisa demandada.

13. Um planeta retrógrado ou um que esteja na sua primeira estação, significador da questão, denota um resultado desfavorável na questão, discórdia e
muita contradição.

14. Devemos considerar cuidadosamente se planetas maléficos são significadores em alguma coisa, pois se predizem o malefício na coisa inquirida, a vingança é mais pesada; se eles predizem algum bem, é menor do que é esperado, é imperfeito, e nada daí sucederá sem infinita solicitação e aflição, etc.

15. Um planeta que está lento em movimento prolonga a coisa sobre a qual se questiona, de modo que é dificilmente realizada; a natureza do signo em que se encontra o planeta é de grande auxílio neste julgamento.

16. Quando as infortunas são significadoras de algum mal, considere bem se as fortunas, viz. Júpiter ou Vénus, não lhes lançam qualquer aspecto, pois o mal pretendido anteriormente é diminuído; faça o mesmo quando as fortunas são significadoras.

17. Se as fortunas significam alguma coisa e estão cadentes, ou mal posicionadas nas dignidades, ou não aspectam o ascendente, ou estão retrógradas, então estão impedidas, e realizarão pouco se não estiverem recebidas.

18. Apesar da recepção, se for uma infortuna, realiza mas pouco; mas se o mesmo ocorrer quando as fortunas são significadoras, a coisa é levada à perfeição.

19. Um planeta peregrino, viz. não tendo dignidades essenciais onde se encontra, é mais malicioso do que se possa imaginar; se se encontrar em dignidades essenciais, menos; pois, então, é como uma alma nobre que tem o seu inimigo nas suas garras, mas desdenha de lhe fazer mal.

20. E ainda geralmente, se Saturno ou Marte estiverem no seu domicílio, exaltação, triplicidade e angulares, e tiverem significação na questão, eles realizam a coisa desejada.

21. Não confiar muito na ajuda que uma fortuna dá, a menos que esteja essencialmente dignificada, pois nesse caso realiza os assuntos por inteiro, se não só a metade.

22. Quando numa questão em que tanto as fortunas como as infortunas estão quer fracas quer igualmente mal colocadas, não prometer qualquer sucesso sobre essa questão; diferir o julgamento até que os céus tenham uma melhor posição.

23. Tomar cuidado com todos os julgamentos quando o significador da questão está combusto, ou em oposição ao Sol, então ele não significará nada sobre o assunto, nenhum bem, nem será capaz de levar nada à perfeição.

24. Uma infortuna ligada a outra, qualquer bem significado pelo seu aspecto, não terá, contudo, nenhum efeito, nem chegará a nada: se significam qualquer mal, é provável que tal ocorra com mais malícia do que o esperado.

25. O regente do ascendente fora das suas dignidades essenciais, cadente, etc., mostra que o querente está sem quaisquer esperanças no seu assunto.

26. Um planeta a doze graus [dezassete graus antes ou depois do sol] do Sol, diz-se que está sob os seus raios, e por isso não tem força, esteja ele em que signo estiver; quando um planeta está a dezasseis minutos [dezassete minutos antes ou depois do sol] do Sol, diz-se que está cazimi, ou no calor do Sol, e por isso é uma fortuna adicional, e está maravilhosamente forte.

27. Ver a qual planeta o significador comete a sua disposição, e se está oriental ou ocidental; se for para Saturno, Júpiter ou Marte, e se estiverem orientais, o assunto é realizado mais cedo; mais tarde se estiverem ocidentais; proceder de forma contrária com Vénus e Mercúrio.

28. Observar se o planeta que é significador da coisa desejada se encontra num signo fixo, cardinal ou mutável: signos fixos demonstram estabilidade, e que a coisa continuará, quer já tenha começado ou esteja para começar; signos mutáveis demonstram uma probabilidade elevada de levar as coisas à perfeição, mas não a sua conclusão; os signos cardinais demonstram uma súbita resolução ou conclusão do assunto de uma forma ou de outra. Por este motivo iniciamos as fundações das casas e das cidades quando os significadores estão fixos; viagens curtas quando estão cardinais: mas nas coisas em que definimos um meio-termo, elegemos signos mutáveis.

29. O regente do ascendente ou a Lua com a Cabeça ou a Cauda do Dragão, traz dano para a questão apresentada; observar em que casa se encontram e receber o significado daí.

30. Ver se o grau do ascendente ou do local do signo em que se encontra o significador, é o local de algum próximo eclipse; embora o assunto apresentado esteja num bom caminho para ser concluído, será contudo prejudicado quando menos se espera, e dificilmente é concluído.

31. Se encontrar a Lua impedida em alguma questão, seja ela qual for, haverá demora, dificuldades ou obstáculos na coisa inquirida; e, de facto, raramente boas conclusões se alcançam de uma questão em que a Lua está impedida; se vai para a guerra, deve-se temer pela vida do querente; se numa viagem, insucesso; se casamento, um mau fim do namoro, etc.

32. Se o regente da questão ou a Lua estiverem num signo oposto à sua própria casa, como Mercúrio em Sagitário ou Peixes, etc., o querente não tem grandes esperanças sobre aquilo que questiona, desespera e não tem grande prazer com isso, nem quer saber se se realizará ou não.

33. Considerar diligentemente o planeta que impede o significador da coisa demandada e a casa de que é regente, ou em que está colocado; a partir da natureza ou pessoa dessa casa se deduz a causa obstrutiva.

34. Quanto mais próximo estiver o seu significador de um ângulo, tanto maior o benefício que pode esperar; menor, se estiver colocado numa casa sucedente; pouco, se estiver numa cadente.

35. Em todas as questões, saiba que não há uma tão grande aflição para a Lua, como quando ela está em conjunção com o Sol; os maus aspectos das infortunas afligem-na muito, mas nenhum é tão poderoso como a combustão.

36. Em qualquer questão, ver se uma infortuna aspecta o seu significador e se estão ambos peregrinos, retrógrados, cadentes ou em signos contrários à sua própria natureza, pode-se então suspeitar que eles inferirão todo o tipo de desgraças, como é inevitável, de acordo com as suas causas naturais.

37. Planetas que são significadores de alguma coisa, se estiverem em conjunção, e num signo de natureza concordante à sua, então a coisa inquirida é levada à perfeição com muita facilidade e desembaraço, caso contrário não será.

38. Tenha especial atenção aos significadores, e se alguma frustração ou proibição ocorre antes do aspecto perfeito: o planeta frustrante descreve a pessoa ou a causa que impede o assunto demandado.

39. Considerar sempre a Parte da Fortuna a qual, se estiver bem dignificada em qualquer casa, o querente obterá benefícios através de pessoas ou coisas significadas por essa casa; assim como, se mal dignificada, delas receberá prejuízo.

40. Em questões sobre o casamento, um planeta desafortunado na sétima ameaça discórdia no casamento, a menos que o mesmo planeta seja um significador à nascença.

41. Se o regente da oitava estiver impedido, ou desafortunado, na oitava, o querente será prejudicado pela morte de alguma mulher, ou relativamente a algumas dívidas que lhe eram devidas por pessoas mortas.

42. Na casa em que encontrar Júpiter e Vénus bem dignificados, poderá esperar benefícios através das pessoas e coisas que são significadas por essa casa; assim como, na terceira, de parentes; na quarta, do pai, ou por terras, etc., na quinta pelo jogo, etc., e assim nas outras casas.

43. Tomar cuidado com as pessoas ou coisas pertencentes à casa em que se encontra o Nodo Sul; raramente falha, o querente receberá prejuízo, escândalo ou calúnia das pessoas ou coisas significadas pela casa onde ele se encontra.



Nota: O texto apresentado entre parênteses rectos foi acrescentado pelo tradutor.
Tradução por Paulo Alexandre Silva, DMA
Astrologia Cristã de William Lilly, Pág. 298-30


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Marcadores

astrologia (195) Astrofísica (113) signos (94) magia (91) espaço (85) Foto (82) Nasa (71) terra (68) umbanda astrológica (64) espiritualidade (60) cientistas (58) conceito (57) comportamento (55) (54) estudo (48) tarô (47) fotos (45) esoterismo (42) lua (42) pesquisa (40) previsões (39) Marte (38) mulher (38) vídeo (38) Astrônomos (37) conceitos (35) taro (35) pesquisas (34) astronomia (30) astrofisica (29) gostosa (29) planeta (28) Estrelas (26) estrela (26) planetas (26) religião (26) horoscopo chinês (25) bem estar (24) ciência (24) horoscopo (23) Sol (22) destino (21) galáxia (21) cabala (19) saúde (19) arcanos (18) energias (18) exu (18) mapa astral (18) mistério (17) vibrações (16) arcanjo (15) cosmos (15) ifá (15) estudos (14) zodiaco (14) Quíron (12) poder (12) prazer (12) 2012 (11) Candomblé (11) beleza da mulher (11) astros (10) beleza (10) biblia (10) ensaio (10) lilith (10) lingerie (10) ogum (10) sensual (10) atriz (9) dragão (9) magia sexual (9) numerologia (9) protetores (9) rituais (9) RELAÇÕES MÍSTICAS (8) ancestrais (8) apresentadora (8) axé (8) busca (8) carma (8) escorpião (8) ex-BBB (8) política (8) posa (8) regente do ano (8) odús (7) orgasmo (7) plutão (7) São Paulo (6) ano do Dragão (6) arcano (6) astrologia sexual (6) energia (6) força (6) mago (6) metodos (6) praia (6) sexualidade (6) 2016 (5) babalawo (5) biquíni (5) caboclos (5) casas astrologicas (5) criança (5) câncer (5) mediunidade (5) proteção (5) reencarnação (5) saude (5) xangô (5) Capricórnio (4) Amor e sexo (3) anjo de hoje (3) calendário maia (3) anjos da guarda (2)